Vale transporte PE – Como funciona?

Ter tranquilidade para se deslocar é o principal objetivo dos usuários do transporte público em Pernambuco e o Expresso Cidadão Rio Mar vem atender a essa necessidade de forma descomplicada.

Vale transporte PE - Como funciona? 

Inclusive, o Expresso Cidadão Rio Mar já é bem conhecido pela população que quer ter mais praticidade na hora de ter acesso a vários serviços.

O processo para ter o vale transporte da região é simples e qualquer pessoa pode fazer o seu pedido junto à Secretaria de Transportes.

Fique sabendo agora como funciona o vale transporte em Pernambuco e peça o seu!

Cada cidade tem o seu sistema de vale transporte

Pernambuco é um Estado composto por diversas cidades e as suas secretarias municipais costumam ter meios diferentes de regulamentar o vale transporte. 

Aliás, é comum que os municípios tenham os seus próprios cartões de embarque, que são os responsáveis por facilitar as gratuidades de idosos e deficientes, por exemplo. 

Para os demais cidadãos, o uso dos cartões de transporte também é liberado: os estudantes pagam meia passagem.

No caso das pessoas que usam o transporte diariamente para trabalhar, contar com um cartão de vale transporte é muito melhor para a sua própria segurança.

Como funciona o vale transporte em Pernambuco

A capital Pernambucana é um bom exemplo de regulamentação de vale transporte: na cidade, os moradores têm o Vale Eletrônico Metropolitano, conhecido como VEM.

Inclusive, ele tem versões para atender a cada tipo de cidadão, conforme foi mencionado.

Há os seguintes modelos de VEM:

  • Passe Livre PCR;
  • Comum;
  • Trabalhador;
  • Livre Acesso;
  • Passe Livre PMR;
  • Estudante

Para a solicitação do VEM, o cidadão de Recife precisa ir a um dos postos autorizados da Secretaria Municipal de Transportes e entregar alguns documentos.

Além disso, os estudantes devem especificar o seu turno escolar porque a gratuidade só costuma valer nesse período. 

Depois que o VEM é solicitado, a sua entrega pode ser em domicílio ou no posto de atendimento onde o vale transporte foi pedido.

Importante destacar que o cidadão tem um prazo para ir retirá-lo antes que ele seja invalidado. 

O saldo desse vale transporte é mantido por meio de recargas que devem ser feitas regularmente: quando se trata de VEM para trabalhadores, o normal é que a empresa se encarrega dessa recarga mensal. 

Para os demais cidadãos (menos os que têm gratuidade) é preciso ir até um ponto de recarga e eles estão em diversos pontos da capital, funcionando todos os dias. 

Todos os cartões do Vale Eletrônico Metropolitano têm validade e esta é informada logo na sua emissão.

O ideal é que o vale transporte seja renovado antes de a validade expirar para que o cidadão não fique preso nas catracas dos ônibus, sem poder embarcar. 

Inclusive, essa mesma situação pode acontecer se o vale transporte não for armazenado corretamente: nesses casos, ele pode deixar de ser legível pelo sistema das catracas. 

Para evitar esse transtorno, o cidadão que usa vale transporte desse tipo deve deixá-lo ao abrigo do sol e nunca o molhar. É indicado também mantê-lo longe de aparelhos eletrônicos, tais como computadores, tablets e celulares.

Na eventualidade de o seu vale transporte de Pernambuco deixar de funcionar, procure um dos postos do VEM para emitir um novo, destacando-se que pode haver taxa. 

Como saber mais sobre o vale transporte de cada cidade?

Se você não é de Recife e quer saber sobre o vale transporte em outras cidades Pernambucanas, é só entrar em contato com a Secretaria Municipal ou com a prefeitura.

Em alguns casos, o RH ou a secretaria escolar estão aptos a dar instruções sobre a solicitação do vale transporte. 

Expresso Cidadão Rio Mar

O Expresso Cidadão Rio Mar está localizado em Recife e trata-se de um posto de atendimento à população. Passando por lá, os moradores da capital podem usar muitos serviços importantes, inclusive:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis;
  • Atendimento jurídico para defesa gratuita;
  • Emissão do documento oficial de identidade com foto (RG);
  • Emissão de carteira de trabalho;
  • Atendimento do Procon;
  • Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran PE);
  • Pagamento de seguro desemprego;
  • Solicitação de serviços da empresa de água;
  • E muito mais

Em alguns casos, o atendimento no Expresso Cidadão Rio Mar precisa ser agendado. O telefone para informações sobre agendamentos e serviços disponíveis é o (81) 3183 8032.

Um ponto muito positivo do Expresso Cidadão Rio Mar é que ele está dentro do Shopping Rio Mar, que é muito bem localizado e conhecido. A sua unidade está no piso G e funciona de segunda a sábado:

  • Durante os dias úteis, entre as 8h e às 20h;
  • Aos sábados, entre às 8h e o meio dia

Quem quiser solicitar um dos seus serviços ou até ter informações sobre o vale transporte na cidade deve chegar cedo, para o caso de o local distribuir senhas. 

Deixe um comentário